Pequim

A capital da China, ou melhor da República Popular da China, é uma das maiores cidades do mundo e tem mais de 14 milhões de habitantes. Pequim foi fundada entre 1279 e 1368 durante a dinastia Yuan. Esta cidade ancentral organiza-se em anéis concêntricos em torno da Cidade Proibida. Aqui convivem o antigo e o moderno, lado a lado, de forma harmoniosa.
A Cidade Proibida, localizada no coração de Pequim, é um complexo arquitecónico imperial onde durante 500 anos reinaram 24 imperadores chineses. A cidade foi concluida em 1420 e deve o seu nome ao facto de no seu interior o imperador ser o único homem existente. Todos os outros residentes do sexo masculino tinham que ser castrados.
Uma muralha com quatro torres de vígia, cercada por um fosso, rodeia a cidade proibida e mantém característico o seu interior.
Outro dos ex-líbris da cidade é o Palácio de Verão. Este extenso local de retiro dos imperadores é um parque repleto de palácios, templos, lagos, jardins, etc. Infelizmente não tivemos muito tempo para o visitar. Do tempo que lá passamos deu para perceber que merece uma visita mais demorada. Antes de chegar ao Palácio de Verão visitamos o zoo para ver o panda gigante.
Na capital chinesa não podiamos passar ao lado do "pato à pequim" e confirma-se... é uma maravilha!
Os chineses têm fama nas acrobacias e nós decidimos ver um espetáculo. Ainda bem que o fizemos porque foi um dos pontos altos da nossa visita a esta cidade.