Mongólia
![](https://1.bp.blogspot.com/_cqSxJDoHXAk/SqlFrS-MjII/AAAAAAAAF1U/PAn24YdMG3Y/s640/IMG_0023.jpg)
O Parque Nacional do rio Orkhon está inserido no Grande Parque de Naiman Nuur que significa 8 lagos. Esta área, criada por sucessivas erupções vulcânicas, é dominada por vales encaixados, quedas de água e relevos vulcânicos de pormenor. A queda de água de Orkhon Khürkhree é o ex-libris desta região. Com mais de vinte metros de altura encontra-se inserida num anfiteatro vulcânico bastante apertado e com paredes rectilíneas. Nada melhor para conhecer esta região do que um passeio de três horas a cavalo. Escusado será dizer que o meu traseiro se ressentiu desta opção! No entanto, foi uma viagem fabulosa e consegui contemplar uma paisagem verdejante que se estende até perder de vista.
![](https://4.bp.blogspot.com/_cqSxJDoHXAk/SqllY78ZZLI/AAAAAAAAF3U/NxGTMdUDRY4/s640/IMG_1118.jpg)
![](https://4.bp.blogspot.com/_cqSxJDoHXAk/SqljlhlO_TI/AAAAAAAAF20/1ijJ9IFdlAM/s640/IMG_0949.jpg)
A minha visita à Mongólia ficará, para sempre, marcada pelas experiências que partilhei com a população local. Mais do que tudo, a Mongólia é a sua gente. O povo caloroso, hospitaleiro e simpático é a alma deste país. De tudo o que vivenciei foi, sem sombra de dúvida, a vida com as famílias nómadas que mais me marcou.A Mongólia é surpreendente. É um país culturalmente perfeito para os viajantes, já que supera, claramente, qualquer expectativa. As populações brincam connosco, riem e tentam conversar (embora em mongol). Fiquei hospedada com várias familias, umas criadoras de cabras e ovelhas, outras criadoras de camelos, outras de cavalos. Todas elas, no entanto, com um denominador comum: o sorriso hospitaleiro.
A vida aqui não é fácil. O dia-a-dia no deserto do Gobi é surpreendente. Habituamo-nos a lavar com o minimo de água possível. A água por estas terras é um bem muito precioso. Aqui a vida tem outro significado. Outro ritmo. Outra importância.