Boston
![](https://4.bp.blogspot.com/-bYpyCv1bP5Y/U35Y73mhfvI/AAAAAAAAT5s/5Y4wW5I74IE/s1600/IMG_3032.jpg)
Dicas gerais:
- Visita o Museu de Belas Artes à quarta-feira depois das 16 h porque a entrada é “suggested donation”, o que significa que se pode dar 1$ (foi o que nós fizemos).
- Marcar o hostel atempadamente pela internet porque permite escolher um hostel bem no centro da cidade;
- Se tens cartão de estudante, cartão Jovem ou cartão de professor leva-o. Dá descontos nos museus e nos monumentos.
Transportes
Como ir: De Nova Iorque para Boston há voos internos (algo que nós não usamos porque não gostamos), autocarros (bus) e comboio.
Há várias empresas de autocarro que fazem a ligação de Boston a Nova Iorque. Nós usamos a Megabus, uma companhia de bus Low Cost. Marcamos a viagem com algumas semanas de antecedência e conseguimos bilhetes a 3$/pessoa. O bus sai às 8 am de Nova Iorque. No entanto, não sai de um terminal de bus, sai de uma paragem na estrada - 34th street (entre a 11th e a 12th avenue) - onde existem umas tabuletas com o nome do destino e o símbolo da Megabus. Há muitas filas, porque é possível viajar com esta companhia para Washington, Niagara, Toronto, Filadélfia, etc. Basta procurar a tabuleta com o seu destino e aguardar a chegada do bus. Não convém chegar muito tempo antes quando está muito frio (erro que nós cometemos) porque a zona é completamente desabrigada e muito fria. Os autocarros são bons, confortáveis e seguros. A viagem demora cerca de 4 horas e o percurso é bonito. É uma excelente opção para viajar on a budget.
Há outras empresas que também fazem este trajecto, nomeadamente a Peter Pan Bus, a GoTo bus, Greyhound, Bolt Bus,Yo Bus (este sai de Chinatown), Wanderu ou Lucky Star (normalmente com bilhetes que rondam os 15$ – 30$).
Outra das opções é o comboio. Os comboios são bons, rápidos mas bastante mais caros. Para se adquirir bilhetes com preço acessível é recomendável ir ao site da Amtrak e comprar com bastante antecedência. O bilhete entre Nova Iorque e Boston custam desde 49$ (para viagens de 4 a 5 horas de duração) e 109$ (para viagens com 3 horas e meia de duração). Os comboios saem da Penn Station, em Nova Iorque, e chegam a South Station, em Boston. Há comboios a várias horas do dia. Pode-se fazer a pesquisa no site e inclusive comprar aí os bilhetes.
Dentro da cidade: Não há muitas opções para te deslocares dentro da cidade de Boston mas a cidade também não é muito grande e a rede de metro e de bus levam-te até aos principais locais.
Metro: Pode-se adquirir os passes diários (11USD) ou passes semanais (18USD). Os bilhetes individuais custam 2.5USD. No entanto, existe também a opção de comprar o Charlie Card (10.50USD - cartão de papel pré-pago para múltiplos usos com tarifa promocional) sendo que com esse cartão cada viagem fica por 2USD. As máquinas aceitam cartões de crédito.
Bus: A empresa que opera o metro de Boston é a mesma que opera o bus - MBTA, no entanto, a rede de bus é mais confusa. Há paragens de autocarro assinaladas nas ruas e os bilhetes são adquiridos da mesma forma que os do metro, embora com preços mais baratos (1.50USD). Para quem está em trânsito a partir do metro e usa o Charlie Card, o bilhete de bus é gratuito.
Barco: Boston localiza-se no estuário do rio Charles e nas margens da Boston Bay, onde se inicia o oceano atlântico. O barco é uma excelente opção de transporte para as povoações à volta da baía. Existem várias empresas que prestam o serviço de ferry na Baía de Boston, mas também para outras áreas na costa de Massachusetts.
Comer bem em Boston não é difícil e não há que dar grandes dicas, basta aventurar-se em Chinatown ou experimentar os vários restaurantes típicos especialmente na zona The North End, o bairro italiano da cidade. Nós em Chinatown resolvemos experimentar um restaurante vietnamita. Já algum tempo que andávamos com saudades de comer Pho e resolvemos aproveitar que Boston tem um dos restaurantes vietnamitas mais conceituados dos EUA - Pho Pasteur. Já era bem tarde quando aqui fomos comer (22h) e o jovem que nos atendeu estava com pouca vontade de nos dar de comer mas lá fez esse esforço. A comida não é má mas não nos preencheu as medidas. Estávamos com saudades do verdadeiro Pho de Ho Chi Minh e não o encontramos aqui. Serviu, no entanto, para comer bem.
![](https://4.bp.blogspot.com/-KO3PEgjmJ9k/U351DACUJeI/AAAAAAAAT9Q/3bo9wr6CkV0/s1600/IMG_3277-tile.jpg)
![](https://2.bp.blogspot.com/-XotCkw67Ass/U356aITz1aI/AAAAAAAAT98/c5-1iP6QNdw/s1600/IMG_5516-tile.jpg)
O que visitar?
- Freendom Trail
- New England Aquariun e observação de baleias
- Harvard e MIT
- Museu de Belas Artes (Museum of Fine Arts)
- Prudencial Tower (observatório)