Marrocos

Riad... mas que raio é uma riad? Isto foi o que me questionei quando comecei à procura de alojamento para ficar em Marrocos. Grande parte dos lugares publicitavam-se como sendo autênticas riads. Lá pesquisei e descobri que uma riad é uma casa típica marroquina com um jardim e pátio interior. Gostei do que li. Resolvemos, assim, experimentar ficar alojados em várias riads.
A minha primeira, em Fez, era propriedade do Steve, um inglês muito simpático que trocou o luxo da vida londrina pela adrenalina marroquina. O Steve adquiriu uma riad no seio da medina de Fez e converteu-a numa casa de hóspedes, a Dar Houdou Guesthouse.
Embora só tivesse estado em Fez duas noites, tanto o Steve como o Mohamed, fizeram-me sentir em casa e trataram-me tão bem que não tinha vontade nenhuma de ir embora. Foi, concerteza, uma óptima experiência e um dos melhores lugares onde fiquei até hoje.
Se a minha primeira experiência tinha corrido bem... o que dizer da segunda? Em Meknes, alojei-me na Riad Zahraa e descobri que uma riad pode ser mais do que uma casa típica de Marrocos! O termo riad também é aplicado a palácios que são utilizados como residência. E era, a Riad Zahraa era um palácio convertido em alojamento turístico. Uma espécie de de unidade de turismo de habitação no meio da medina de Meknes. O meu quarto situava-se no rés-de-chão e tinha uma porta dupla que abria directamente para o pátio e jardim interior.